Follow by Email

terça-feira, 18 de junho de 2013

FLOR DE TECIDO - UMA ROSA PERFEITA!

FLOR DE TECIDO - UMA ROSA PERFEITA!




Oi, pessoal!

Hoje trago o passo a passo dessa linda flor de tecido. As fotos não são minhas e não constavam nelas o nome da autora - uma pena porque gostaria de poder dar os créditos. A montagem das fotos numa só foto com o passo a passo foi feita por mim e o passo a passo escrito, também, seguindo minha intuição e observação a partir das fotos. Ele foi publicado, ontem, na minha página e teve quase 800 compartilhamentos. Sinal que o pessoal gostou, né? Daí eu ter resolvido trazer para cá.

Caso alguém tenha alguma dica a mais, uma correção, etc, não hesite em deixar escrito em comentários, ok? Assim a gente ajuda quem está querendo aprender.

 CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR:


 VAMOS AO PASSO A PASSO:

1 - Corte um retângulo de cetim, fita de cetim larga, ou algum outro tecido da sua escolha, em qualquer cor. O RESULTADO FINAL VARIA DE ACORDO COM O TECIDO ESCOLHIDO. Mais molinho, mais encorpado, etc. DOBRE uma lateral para baixo e prenda com alfinete.

TAMANHO DO RETÂNGULO E QUANTIDADE DE PÉTALAS: depende do tamanho da flor que quer fazer, mas quanto mais franzir, menor será a pétala. As dos miolo são mais franzidas. Se achar necessário, faça umas um pouco maior para o lado de fora da rosa, porque ajuda a dar mais naturalidade para ela. É só uma questão de analisar se é necessário.

2 - Traga uma ponta para baixo, formando um triângulo e alinhave na base, deixando como mostra a foto. Siga alinhavando e faça o mesmo com a outra ponta. É IMPORTANTE que fique essa abertura central na base do triângulo, e que fique essa curvatura de pétala na parte central, formando um arco.

3 - Puxe o alinhavo o suficiente para deixar o formato da pétala como mostra a foto 3. ESSA É A PÉTALA BASE e todas são feitas do mesmo modo. A PÉTALA É USADA DO LADO OPOSTO ONDE FOI FEITO O ALINHAVO como mostra a foto 3. Conseguindo dar esse formato o resto é fácil.

4 e 5 - Vá enrolando e franzindo para fazer o miolo central. Costure na base do mesmo. Venha com a próxima pétala, ajeite ao redor, enrolando em volta da primeira, já formando o miolo.

6 - 7 - 8 : Vá fazendo o mesmo com as outras pétalas para montar a flor, SEMPRE ENROLANDO E MOLDANDO COM DELICADEZA ao redor das anteriores antes de costurar na base. PROCURE DESENCONTRAR AS PÉTALAS, com atenção, sensibilidade e leveza nas mãos. Leveza na costura, também. Procure deixar o mais natural possível.

9 - QUANDO CHEGAR NO TAMANHO QUE QUER é só parar. Eu, Lu Heringer, colaria um círculo de feltro no fundo com cola quente de modo a dar bom acabamento, além de facilitar a colagem na peça onde será aplicada.

ESTÁ PRONTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário